Alunos da EMEF Paul Harris representam o Brasil no exterior


O prefeito Ary Vanazzi recebeu nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, seis alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris, de São Leopoldo, premiados na Mostratec Júnior e selecionados para feiras internacionais científicas no México e Equador. “Quero agradecer o esforço e o empenho dos professores, das equipes diretivas, dos pais e alunos que para nossa cidade tenha este destaque internacional. É um orgulho ter vocês nos representando para fora do Brasil”, disse Vanazzi durante a visita. Para arcar com os custos da viagem, a comunidade escolar e familiares se mobilizaram organizando pedágios e atividades. A Prefeitura vai repassar recurso para completar o valor das passagens.

 



A secretária-adjunta de Educação, Mariléia Sell, destacou a importância do momento para reafirmar o valor da escola pública e a qualidade oferecida. “Não importa o contexto social, nós somos qualificados, nossas crianças tem potencial, a gente pode voar e não há limites para isso”, enfatizou a professora. De acordo com o diretor da EMEF Paul Harris, Ademir Auler, os estudantes estão preparados para levar o nome da escola e de São Leopoldo para o mundo. No Equador, eles são a única equipe representando o Brasil “O projeto dos alunos concorreu recentemente com 130 projetos e foi o único selecionado”, disse a professora Carla Elizabeth da Silva, coordenadora dos dois projetos. No México serão cinco equipes brasileiras, sendo duas delas gaúchas. “Mesmo sendo escola pública, no caso municipal, temos um ensino de qualidade, apesar das dificuldades dos dias atuais. Com certeza esses alunos com suas conquistas e com essas viagens estimularão outros estudantes a também se dedicarem e acreditarem nos seus sonhos”, completa Auler, destacando a importância do reconhecimento destes projetos no auxílio à educação no município.


 

Os Projetos

Com o objetivo de proporcionar uma nova ferramenta de auxílio à aprendizagem, os alunos Braian Bento Araújo, Bernardo Silvestre de Vargas, ambos de 14 anos, e Gabriel Montesdioca Rodrigues, 15, desenvolveram o aplicativo “Tecnologia como Auxílio na Inclusão – APIS” , orientados pelos professores Carla Elisabeth da Silva e Marcelo Vasconcellos. O aplicativo auxilia a inclusão de alunos, tanto daqueles com dificuldade de aprendizagem, quanto aqueles que têm necessidades educacionais especiais. O aplicativo para celular com sistema operacional Android é de fácil acesso e contém atividades sobre algumas disciplinas escolares, como português, inglês e matemática. O projeto conquistou o terceiro lugar na Mostratrec Júnior 2017, na categoria para alunos do 7º ao 9º anos, credenciando, assim, os jovens para a Infomatrix Sudamerica 2018, que acontece em fevereiro, no Equador. Os alunos embarcam no dia 21. “Muita gente sonha em representar o país e fazer isso aos 14, 15 anos é muito gratificante”, revela Gabriel.

Já o projeto “Promovendo Hábitos Saudáveis com uma Horta Escolar”, das alunas Júlia Rodrigues e Isadora Acosta de Aquino, ambas de 15 anos, e Morgana Donatti, 14, orientado pelas professoras Carla Elizabeth da Silva e Renata Schramm Lanfermann, transformou um espaço improdutivo na escola em uma horta vertical, capaz de fornecer alimentos saudáveis aos estudantes, além de ser fonte de aprendizagem para a instituição. A ideia surgiu como uma alternativa para melhorar a qualidade do cardápio das crianças, tanto nos lanches industrializados que traziam de casa, quanto no que era vendido na cantina da escola. “Fomos muito mais longe do que a gente esperava ir, estou muito feliz só por estar lá”, disse a aluna Morgana. Premiadas na edição de 2016 da Mostratec Júnior, as estudantes participaram Expo-Sciences International, no Ceará, e da Infomatrix Brasil, em Santa Catarina, onde foram classificadas para etapa continental da competição que acontece em março, no México.


 

[Jornalista: Monique Marcolin Mtb 12741| Colaborou: Dyessica Abadi | Estagiária Smed | Supervisão- Jornalista Aline Marques | Mtb 8929]


ÚLTIMAS DE SãO LEOPOLDO

%d blogueiros gostam disto: