Cinema francês na Cinemateca Capitólio Petrobras


A Cinemateca Capitólio Petrobras entra em recesso de Carnaval a partir deste sábado, 10. A programação retorna na quarta-feira, 14, com a mostra 4x Claire Simon, com quatro filmes da diretora, um dos nomes de destaque do cinema contemporâneo francês. A sessão de abertura, no dia 14, às 20h, apresenta o recente O Bosque que Molda os Sonhos, ainda inédito em Porto Alegre, que figurou na lista dos dez melhores filmes de 2016 da prestigiada revista francesa Cahiers du Cinéma.
 
A mostra é uma realização da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia de Porto Alegre, em parceria com a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

Acossado de volta ao cinema 

A partir de quinta-feira, 15, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio Petrobras a cópia restaurada de Acossado, o lendário longa de estreia de Jean-Luc Godard. O valor do ingresso para o filme de Godard é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos. 

Acossado
Um filme de Jean-Luc Godard – 90 min., 1960, França, DCP
Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini (Jean Seberg), uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.
  
Mostra 4X Claire Simon
15 a 28 de fevereiro de 2018



Claire Simon – nasceu em Londres, em 1955. Começou sua carreira no cinema como montadora e diretora de curtas como La police (1988). Dirigiu ainda documentários como Custe o que Custar (1996), Recreios (1998) e Mimi (2003). Estreou em longas de ficção com Sinon oui (1997). Entre seus filmes de ficção destacam-se e As oficinas de Deus (2006) e Gare du Nord (2013), selecionado para a mostra principal do Festival de Locarno. Um de seus filmes mais recentes, o documentário O Bosque que Molda os Sonhos, inédito em Porto Alegre, figurou entre os dez melhores do ano de 2016 na lista da importante revista francesa Cahiers du Cinéma.
 
Os filmes
O Bosque que Molda os Sonhos (Le bois dont les rêves sont faits) França/ 2015/146’, Exibição em HD
Há dias em que você já está saturado da cidade e não suporta enxergar apenas construções e ouvir somente motores. Pensando na natureza, pensa-se na madeira. E caminhando pela calçada, chega-se ao campo, na floresta, a infância que volta. É uma ilusão real, um mundo selvagem na mão, um lugar para todos, ricos e pobres, franceses e estrangeiros, gays e heterossexuais, jovens e velhos, antigo ou moderno. Paraíso encontrado. Será?
 
Gare du Nord – França / 2013 / 119 minutos – Exibição em HD
O filme explora os encontros e desencontros na estação Gare du Nord, em Paris, focando em quatro personagens que, ao meio do fluxo de pessoas que chegam e vão, se apaixonam e descobrem novas formas de ver a vida.
 
Recreios (Récréations) – França/1998/ 54’ – Exibição digital
Existe uma espécie de país pequenino, tão pequeno que às vezes parece o palco de um teatro. É habitado duas ou três vezes por dia pelo seu povo. Os habitantes são baixinhos. Se são regidos por leis, não deixam de questioná-las e de ter grandes brigas a respeito. Este país se chama "Pátio" e seu povo "As Crianças".

Custe o que Custar  (Coûte que coûte) – França / 1996 / 90’ – Exibição digital
A diretora filmou durante seis meses a luta constante que uma pequena empresa leva para sobreviver e pagar as despesas e os salários dos seus empregados, para ela a comédia trágica do trabalho, tudo o que somos levados a fazer para viver em nosso mundo.

Sessões e horários 

Quarta-feira, 14
14h – Eles Só Usam Black Tie
16h15 – Os Iniciados
18h – Uma Loura com Açúcar
20h – O Bosque que Molda os Sonhos
 
Quinta-feira, 15
14h – Paraíso Infernal
16h15 – Os Iniciados
18h – Custe o que Custar
20h30 – Acossado
 
Sexta-feira, 16
14h – A Dama de Xangai
16h15 – Os Iniciados
18h – Recreios
20h30 – Acossado
 
Sábado, 17
14h – Gilda
16h15 – Os Iniciados
18h – O Bosque que Molda os Sonhos
20h30 – Acossado
 
Domingo, 18
14h – Sangue e Areia
16h15 – Os Iniciados
18h – Gare du Nord
20h30 – Acossado
 
Terça-feira, 20
14h – Uma Loura com Açúcar
16h15 – Os Iniciados
18h – Recreios
20h30 – Acossado
 
Quarta-feira, 21
14h – Meus Dois Carinhos
16h15 – Os Iniciados
18h – Custe o que Custar
20h30 – Acossado

Início dos créditos da notícia

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Fim dos créditos da notícia fecha NOTICIA começo caixa data, impressão, comentários e compartilhamento greybox var GB_ANIMATION = true; $(document).ready(function(){ $(“a.gbox”).click(function(){ var t = this.title || $(this).text() || this.href; GB_show(t,this.href,470,600); return false; }); }); fim greybox

    parte do comentário fim da parte do comentário impressão fim impressão    compartilhamento enviar amigo fim enviar amigo    Novo Delicious    Compartilhar facebook    orkut – DESATIVADO    Novo Twitter    LIKE Facebook    fim do compartilhamento fim caixa data, impressão, comentários e compartilhamento


ÚLTIMAS DE PORTO ALEGRE

%d blogueiros gostam disto: