Escolas da rede municipal apresentam projetos na Feira do Livro


abre NOTICIA

Três escolas da rede municipal de ensino integram a 6ª edição do seminário internacional “O Papel da Biblioteca e da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade”, que faz parte da programação da 63º Feira do Livro de Porto Alegre. As atividades do evento, que incluem palestras, relatos de experiências e apresentação de trabalhos, ocorrem nesta quinta e na sexta-feira, 8 e 9, no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificados.

Na quinta-feira, a partir das 9h, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pessoa de Brum, no bairro Restinga, apresentará o projeto “As Aventuras do Super Tinga – Lendo e Escrevendo Histórias” no espaço Salão de Ideias. Desenvolvido pela professora Adriana Braga Guimarães junto a alunos dos anos iniciais, a iniciativa destaca o conteúdo produzido pelas crianças acerca do personagem que é um super-herói aliado da paz na comunidade.

Na sexta-feira, a partir das 10h, a Emef Ana Íris do Amaral, bairro Protásio Alves, levará ao espaço Sala de Compartilhamento de Ideias o projeto “Sempre às Sextas-Feiras: Lendo na Biblioteca Flor do Campo”, realizado pelas professoras Maria Luci de Mesquita Prestes e Flávia Moretto de Oliveira junto a cinco turmas do 7º, 8º e 9º Anos. Nesta proposta, os alunos dedicaram um dos períodos semanais da disciplina de Português somente para leitura e, ao final, cada um anota, em uma ficha de acompanhamento, até que página leu nesse dia, além de uma breve síntese do que foi lido e sua opinião sobre o conteúdo.

Ainda na sexta-feira, também a partir das 10h, no espaço Sala de Compartilhamento de Ideias, a Emef José Mariano Beck, do bairro Jardim Carvalho, mostrará o trabalho “Defenda-se: leituras e releituras de Chapeuzinho Vermelho para falar de abuso sexual”, executado na Biblioteca Recanto do Pensamento pelas professoras Luciana Ferreira Soares e Rochele Marcello da Silva Schott. Por meio do projeto, os alunos participaram de atividades de mediação de leitura para abordar o tema do abuso sexual de menores e dar ferramentas para as crianças e adolescentes se defenderem e identificarem o abuso.

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias de Educação e da Cultura, é uma das organizadoras do seminário, juntamente com Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Goethe Institut, Plano Municipal do Livro e da Leitura de Porto Alegre, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região (CRB-10), Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB) e Câmara Rio-Grandense do Livro. As equipes da biblioteca da Smed e da biblioteca pública municipal Josué Guimarães darão apoio na realização do seminário.

A programação completa do evento e o link para as inscrições podem ser acessados aqui.


ÚLTIMAS DE PORTO ALEGRE

%d blogueiros gostam disto: